Pages

Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de junho de 2012

Haitianos procuram oportunidades no Brasil

Com auxílio do Consulado haitiano, muitos estão migrando para o Brasil em busca de oportunidades de empregos em qualquer área. Eles estão recebendo abrigo e toda a assistência necessária enquanto estão fora de seu país natal. O governo brasileiro tem ajudado a emitir as carteiras de trabalho e toda a documentação necessária para legalizar a estadia dos haitianos no país.

Desde o terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010 que devastou a cidade, pouco foi reconstruído na capital do Haiti, Porto Príncipe e Segundo o cônsul George Antoine, a reconstrução é muito lenta mas está acontecendo. Muitas ruas foram destruídas e por esse motivo existem lugares onde o socorro não consegue chegar. Com a logística bastante comprometida a reconstrução da cidade está a passos lentos mesmo dois anos após o tremor de sete graus na escala Richter.

Os haitianos estão deixando suas famílias em seu país para tentar arrecadar recursos ere construírem suas vidas. Muitos deles ficaram inclusive sem família, depois do terremoto. Ainda segundo o cônsul George Antoine, os haitianos estão felizes com o apoio brasileiro. O carinho dos haitianos pelo Brasil é antigo, já que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência do Haiti. Os empregadores têm ficado bastante satisfeitos com os serviços dos haitianos e a empregabilidade poderá crescer.

O consulado afirma que a intenção não tirar trabalho de um brasileiro mas sim, dar oportunidade para quem está precisando de mais ajuda nesse momento. A intenção dos haitianos é trabalhar para obter algum dinheiro e não se instalar definitivamente no Brasil. Aos interessados em contratar um haitiano para trabalhar, deve procurar o consulado do Haiti em São Paulo.

Ouça trecho da matéria especial do Anarc Info sobre o tema:

Haiti no Brasil by anarc

0 comentários:

Postar um comentário