Pages

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Manobras Radicais com Skate

Nos anos sessenta, muitos surfistas das praias da Califórnia que curtiam deslizar sobre as ondas com longas pranchas ficavam entediados quando o mar estava em calmaria impossibilitando a prática do surf. Então resolveram pegar as rodas de patins e colocaram em pranchas pequenas de madeira para deslizarem pelas ruas. Os skates eram muito primitivos, não possuíam a parte da frente nem a parte de trás, o nose e o tail, era apenas uma tabua e quatro rodinhas. O crescimento do surf no asfalto se deu de maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado skate, que significa patinar ou deslizar. Surgiam assim os primeiros skatistas da época.

Era uma época onde o free style dominava, os skatistas usavam e abusavam deste tipo de manobra. No ano de 1965, se comercializavam os primeiros skates, fabricados industrialmente. A partir de então, começaram as primeiras competições. Esse esporte teve seu auge em meados dos anos 1970, quando ocorreu um fato que chocou a maior parte de todos os skatistas: a revista "Skateboarder", uma das mais importantes sobre o assunto, anunciou a sua mudança de planos, agora cobrindo assuntos sobre competicões de Biker's. Foi quando se deu a morte do skate. Muitas pistas fecharam, e muitos abandonaram o esporte, apenas ficando os que realmente gostavam. Esses skatistas  que perderam suas pistas, suas revistas, e tudo que era a respeito deles  lançaram-se a andar nas ruas, usando tudo que achavam no cotidiano como obstáculo. Daí se deu o streetskate.

Após quase uma década, já nos anos setenta houve um grande racionamento de água nos Estados Unidos, e as pessoas tiveram que esvaziar suas piscinas. Foi aí que os skatistas perceberam que essas piscinas vazias poderiam servir de transições como ondas e resultar em manobras radicais. Assim surge o skate vertical.

O skate continua evoluindo para aqueles que nunca o abandonaram, as rampas de cimento as antigas piscinas se transformaram em Bowls e Banks pistas tecnicamente bem evoluídas, na qual um dos ícones dessas pistas é Christian Hosoi. Novas técnicas e rampas foram inventadas como o half pipe uma pista em forma de U que possibilitou uma das manobras mais radicais do skate o aerial vertical. Nesta fase surgem novos nomes como Steve Caballera e Tony Hawk. Na sequência os brasileiros começaram a andar no mesmo nível dos gringos, então se destacam os nomes de Bob Burnquist, Lincoln Ueda e Sandro Dias.

Atualmente o skatista de vinte anos, Rony Gomes se destaca nas manobras do vertical e na mais nova modalidade do skate a Mega Rampa que chega a ter vinte e sete metros de altura. A evolução do skate não para e as novas gerações são engajadas no esporte. Rony foi medalha de bronze na Mini Mega X Games na Asia e agora se prepara para competir o maior evento da temporada do skate o X Games Los Angeles.

0 comentários:

Postar um comentário